5 de mar. de 2011

Fatores Físicos que Interferem na Fotossíntese

A fotossíntese pode ser influenciada por vários fatores, internos e externos. 
Os fatores internos podem ser, por exemplo, a estrutura dos cloroplastos e das folhas, o teor de pigmentos fotossintéticos, a quantidade de produtos fotossintéticos acumulada nos cloroplastos, a concentração de enzimas e de nutrientes. Exemplos de fatores externos que interferem com o processo fotossintético são a luz, a temperatura, a salinidade, o grau de hidratação e a pressão parcial de CO2.

Os três principais fatores que influenciam na fotossíntese são: a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de gás carbônico.



Intensidade luminosa
O aumento da intensidade da luz faz aumentar o processo da fotossíntese até certo ponto, depois disso mesmo que a intensidade continue aumentando o processo se permanecerá estável, nesse momento há o ponto de saturação luminoso, também conhecido como PSL.




Temperatura
Esta também influencia na velocidade do processo de fotossíntese, se for muito alta ou muito baixa inibem o processo. A temperatura ótima para que ocorra a fotossíntese varia de uma planta para outra, geralmente gira entorno de 35°C, mas a intensidade da luz e a concentração de gás carbônico devem ser adequadas.




Concentração de Gás Carbônico
Esta ocorre de maneira bem parecida com a quantidade de luminosidade, em dado limite, mesmo que a concentração de CO2, o processo passa a ser constante. Em casos onde a concentração de CO2 seja muito alta pode haver diminuição no processo de fotossíntese




Fontes:
Apostila Ensino Médio – 1° ano – 3° vol. – Sistema de Ensino Dom Bosco

8 comentários:

  1. ajudou-me imenso brigado, aí está tudo bem resumido brigadoooooooooooooo...

    ResponderExcluir
  2. incompleto um pouco ;/ ..só os graficos ajudou ..msm assim vlw

    ResponderExcluir
  3. Bem explicado, porém não esta completo, mesmo assim muito obrigado.

    ResponderExcluir