2 de mar. de 2011

Fórmula

Cornelius van Niel foi o primeiro a levantar dúvidas sobre qual reagente fornecia os átomos de oxigênio que formam as moléculas do O2 produzidas na fotossíntese.  
            Em 1931, desejando estudar a fotossíntese, Cornelius observou que bactérias fotossintetizadoras usavam H2S e geravam enxofre como produto.



A proposta de Van Niel foi aceita até 1937, quando o biólogo inglês Robin Hill descobriu outra forma de apresentar a fotossíntese, sendo essa a fórmula atual.


Fontes:
Apostila Ensino Médio – 1° ano – 3° vol. – Sistema de Ensino Dom Bosco




Descoberta


Na metade do século XVII, o médico Johan Batista Van Helmont acompanhou o crescimento de uma planta em um jarro com terra e regou a planta somente com água da chuva. Após 5 anos ele observou que a planta tinha crescido bastante, mas a quantidade de terra no jarro quase não decresceu. Van Helmont concluiu que o aumento de peso seria devido à incorporação de água,e que durante a queima da madeira, era libertado dióxido de carbono; no entanto, não estabeleceu qualquer relação entre este fato e o crescimento da planta








No século XVIII, o químico Joseph Priestley realizou outra experiência e concluiu que:

- Ratos confinados numa campânula de vidro hermeticamente fechada morrem devido ao "esgotamento" do ar.
- Quando uma planta é colocada na campânula, junto com o animal, ambos se mantêm vivos.




Em 1778, Jan Ingenhousz repetiu os experimentos de Priestly e observou que os animais "esgotam" o ar por consumir gás oxigênio na respiração; as plantas "recuperam" o ar por liberarem esse gás na fotossíntese

           






Em 1804, Theodore de Saussure mostrou que o dióxido de carbono fixado pelas plantas não era o único responsável pelo seu crescimento. Sugeriu que o aumento de massa se devia também à incorporação de água.



Fontes: