27 de mai. de 2011

Respiração Celular x Fotossíntese

Processo:

Fundamentação


      Como a fotossíntese acontece? Quando esse processo foi realmente descoberto e compreendido? Porque certos seres vivos dependem disso? E porque ela é tão importante para a vida na Terra?
      A proliferação de uma imensa quantidade de cianobactérias na Terra há 2,4 bilhões de anos, mudou para sempre a atmosfera. Os níveis de oxigênio saltaram de 0,02% para 21%. Isso causou o primeiro evento de extinção em massa da história, porque o oxigênio é tóxico para bactérias anaeróbias que constituíam a maioria dos seres vivos da época; porém essa enorme quantidade de oxigênio fez com que aparecessem espécies de plantas, que começaram a fazer a fotossíntese, liberando mais oxigênio em nosso planeta, e consequentemente, dando espaço para novas espécies.
12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6
      A fotossíntese é, basicamente, uma reação química muito complexa, realizada nos cloroplastos. A água e o gás carbônico são substâncias inorgânicas e dão origem aos açúcares, substâncias orgânicas. O produto final desse processo é a glicose (C6H12O6), além do oxigênio (O2) ser liberado.
      A reação é dividida em duas etapas: A fase luminosa (fotoquímica) - onde ocorre a absorção de luz e transformação da energia luminosa em ATP e a fase escura (química) - onde ocorre a construção de glicídios a partir de moléculas de CO2 do ambiente.
      O fato de a maioria das plantas terem cor verde (clorofila) significa que elas absorvem bem essa cor - as pessoas enxergam verde porque a folha o reflete e absorve outras cores da luz branca do sol.
      A experiência escolhida pelo nosso grupo tem como objetivo mostrar como o sol (luz) afeta nas plantas que realizam a fotossíntese, e a relação disso com os outros fatores desse mesmo processo. Para mostrarmos isso usaremos exemplos de uma folha exposta à luz, outra parcialmente coberta e uma sem nenhum contato com o sol.
            “A vida como a conhecemos não existiria sem a realização da fotossíntese.”

Bibliografia:
- www.grupoescolar.com/materia/fotossintese
- Abril Coleções - Guia do Estudante - Curso Preparatório Enem 2011. Ciências da Natureza - Biologia || - 77 p. / Abril Coleções. - São Paulo: Abril, 2011
- Programa Integrado - Educação para Todos - Ed. Difusão Cultural do Livro - Biologia - 442 p. / Ana Paula Tavares
- www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/carboidratos
- www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/botanica-fotossintese