1 de mar. de 2011

Vídeo Explicativo

Conceito



A Fotossíntese é um processo realizado em todas as plantas que possuem clorofila, em que se acumula a energia retirada dos raios do sol e a transforma em glicose para que a planta utilize-a como forma de alimento e assim constitua o seu metabolismo.
            Ela é de grande importância para o meio ambiente, pois é a primeira etapa da cadeia alimentar. Os animais herbívoros utilizam esses nutrientes produzidos durante a fotossíntese para se alimentar, e antes disso a planta já se utilizou desse processo para produzir o seu alimento, além disso, o CO2 absorvido pelas plantas reage, e ao término do processo elimina o oxigênio (O2) utilizado por nós, seres humanos, na respiração.
            Segundo o site InfoEscola, a luz é uma radiação eletromagnética que é irradiado pela energia. Parte da energia é refletida na atmosfera pelas nuvens e pelos gases, outra parte é refletida pela superfície terrestre, sendo apenas uma pequena parte absorvida pelas plantas. O espectro de luz visível vai do violeta ao vermelho. Os comprimentos de onda mais curtos são muito energéticos e os mais longos são menos.


Fontes:
http://www.dombosco.com.br/Curso/estudemais/biologia/fotossintese_I.PHP
- Apostila Ensino Médio – 1° ano – 3° vol. – Sistema de Ensino Dom Bosco