5 de mar. de 2011

Notícia: Cientistas suecos “fotografam” átomos durante fotossíntese

Postado por Ciência Diária, segunda, 10/Maio/2010
Imagem mostra como a proteína armazena temporariamente a energia da luz.
Crédito: University of Gothemburgh.

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia,  conseguiram fotografar o movimento dos átomos durante a fotossíntese. O feito foi realizado com a ajuda de flash de raios-x, em um dos mais avançados aceleradores de partículas do mundo.

Os cientistas usaram uma câmera de raio-x especial, por meio da qual é possível descrever a posição dos átomos em uma molécula, obtendo uma imagem tridimensional de algo menor que um bilionésimo de metro.

Para o estudo em questão, a equipe observou uma proteína que é essencial na conversão de luz em energia química durante a fotossíntese. A imagem mostra como a proteína armazena temporariamente a energia da luz, imediatamente antes de uma ligação química que ocorre em uma escala de menos de um nanômetro.

Fatores Físicos que Interferem na Fotossíntese

A fotossíntese pode ser influenciada por vários fatores, internos e externos. 
Os fatores internos podem ser, por exemplo, a estrutura dos cloroplastos e das folhas, o teor de pigmentos fotossintéticos, a quantidade de produtos fotossintéticos acumulada nos cloroplastos, a concentração de enzimas e de nutrientes. Exemplos de fatores externos que interferem com o processo fotossintético são a luz, a temperatura, a salinidade, o grau de hidratação e a pressão parcial de CO2.

Os três principais fatores que influenciam na fotossíntese são: a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de gás carbônico.



Intensidade luminosa
O aumento da intensidade da luz faz aumentar o processo da fotossíntese até certo ponto, depois disso mesmo que a intensidade continue aumentando o processo se permanecerá estável, nesse momento há o ponto de saturação luminoso, também conhecido como PSL.




Temperatura
Esta também influencia na velocidade do processo de fotossíntese, se for muito alta ou muito baixa inibem o processo. A temperatura ótima para que ocorra a fotossíntese varia de uma planta para outra, geralmente gira entorno de 35°C, mas a intensidade da luz e a concentração de gás carbônico devem ser adequadas.




Concentração de Gás Carbônico
Esta ocorre de maneira bem parecida com a quantidade de luminosidade, em dado limite, mesmo que a concentração de CO2, o processo passa a ser constante. Em casos onde a concentração de CO2 seja muito alta pode haver diminuição no processo de fotossíntese




Fontes:
Apostila Ensino Médio – 1° ano – 3° vol. – Sistema de Ensino Dom Bosco